9/14/2006

LANÇAMENTO EM LISBOA DO ESCUTISMO ALTERNATIVO.
Dá-se assim mais um passo histórico na criação de uma alternativa escutista de orientação antiautoritária e alternativa.
Antiautoritária porque sem hierarquias de qualquer espécie e onde o adulto é um ''irmão mais velho'' e está apenas para ajudar os jovens na concretização dos seus projectos de Vida e Liberdade. A ideia não é domesticar os jovens, mas ajudá-los a ser felizes e participantes na transformação positiva do mundo que os rodeia.
Neste escutismo não existe chefias e as decisões ´´ realmente importantes ´´ ou mais importantes são tomadas em assembleia por consenso.
Alternativos, pois é em si ir às regras do escutismo como o concebeu Baden Powell - em termos de ideais - para os jovens de todo o mundo, juntar-lhes os princípios éticos e sociais antiautoritários e fazer um escutismo que responda às necessidades das crianças, jovens ou adultos deste milénio.
Para se realizar o acima exposto é necessário em termos de conhecimento repensar tudo até agora feito, alterar, inovar e em suma, criar um método e plano de treino novos.
Alternativos, porque assim os jovens poderão ser eles mesmos, sem estarem subordinados ou dependentes de qualquer corrente religiosa, deísta ou não.
Alternativos como contraponto a uma organização maioritária de juventude no país. Também alternativos a estruturas de juventudes políticopartidárias.
Isto é em linhas muito sucintas o que se pretende com os Escuteiros Alternativos. Brevemente aqui se darão mais esclarecimentos. O mesmo poderá ser obtido por correio electrónico ou carta e mais tarde através de página própria a criar na internete:
escutismoalternativo@yahoo.com.br
http://br.groups.yahoo.com/group/escutismo alternativo

O Escutismo Alternativo em Lisboa começará com crianças dos 6 aos 9 anos, os Lobinhos. Com o decorrer do tempo será alargado a outras idades.
As inscrições poderão ser feitas na Rua do Salitre, 139 2ºS, diáriamente das 21 às 23 horas ou no horário de funcionamento do Escutismo Alternativo (Tribo Nº 2): Sábados, das 15 às 18 horas e domingos das 9 às 12 horas.
apela-se ainda à inscrição de adultos que queiram acompanhar os jovens. Contamos realizar um curso destinado a Monitores em data a definir.
Uma forte canhota e venham...

PÉGASO VIVO

Sem comentários: